FAQ
Está com dúvidas? Confira algumas respostas a perguntas mais frequentes de nossos clientes.
Tanto a construtora quanto a empreiteira participam da execução da obra.
A contratação de construtoras ocorre, principalmente, em obras de grande porte, contando com um time completo de profissionais que irão atuar desde o início do projeto até o final da construção. Em obras de pequeno porte, geralmente, são contratadas empreiteiras para executar projetos de terceiros. Vale lembrar que a empreiteira atua sem exigência de registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e é contratada para executar apenas a parte do projeto para a qual foi designada.
Estes dois profissionais costumam atuar em parceria em uma construção. O arquiteto desenvolve o projeto de acordo com as necessidades do cliente, lidando mais com a parte funcional e estética, observando também a questão de iluminação e ventilação dos ambientes. Enquanto o engenheiro faz os cálculos necessários para a execução do projeto arquitetônico, lidando com a escolha de materiais e a parte estrutural no geral.
A mão de obra pode ser contratada pela construtora ou pela empreiteira. Há algumas formas de contrato existentes:
CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas): contrato com vínculo empregatício, registro em carteira de trabalho.
PJ (pessoa jurídica): contrato via terceirização de serviço para outra empresa ou pessoa, com CNPJ e emissão de nota fiscal.
Profissional autônomo: contrato sem vínculo de emprego, de forma eventual ou específica.
Os contratos podem ser por tempo determinado ou indeterminado, obedecendo os direitos e a jornada do trabalhador, para que não ocorram irregularidades, primando pelo cumprimento da lei e evitando gastos com indenizações ou multas.
Com o alvará em mãos, chegou a hora de construir!
Alguns procedimentos devem ser realizados primeiramente a fim de evitarem futuras frustrações: o alicerce e o muro de arrimo, quando necessário.
Após a análise do solo feita pelo engenheiro, é possível definir a resistência da mistura do concreto a ser utilizada no alicerce. O alicerce é a fundação da obra e sua construção muda de acordo com o tipo de empreendimento a ser levantado, prezando sempre pelo nivelamento e estabilidade da estrutura.
Além do alicerce, em alguns casos, também é preciso construir um muro de arrimo para conter possíveis desmoronamentos ou deslizamentos em terrenos muito inclinados, a fim de garantir a segurança e conservar o empreendimento.
.png)